Diante da seca, produtor investe no cultivo de sorgo para manter rentabilidade

Compartilhe esta notícia:

Bons resultados surpreenderam o agricultor Ricardo Peres, que colheu 90 sacas por hectare em seu primeiro plantio.

O cultivo de sorgo tem atraído cada vez mais a atenção dos produtores rurais, por ser uma alternativa de produção com maior janela e menor necessidade de chuva. No Brasil, a área de cultivo do grão foi ampliada em 22,6% e sua produção cresceu 40,3%, chegando a 2,9 milhões de toneladas na safra 2021/2022, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

O produtor de grãos Ricardo Peres, de Birigui, SP, optou pelo cultivo do cereal no lugar do milho nesta safra: “Acabamos de colher a nossa primeira safra, com produção acima do esperado, com média de produtividade de 90 sacas por hectare. Se eu tivesse plantando milho, teria perdido toda a produção, em virtude da seca e das altas temperaturas da região”.

O especialista em grãos da Coopercitrus, Cezario Aparecido Dona, explica que além da tolerância ao estresse hídrico, o sorgo é uma planta extremamente eficiente em absorver e ciclar nutrientes, aproveitando residuais das culturas anteriores. “Outra vantagem, que só o sorgo tem é que após a colheita, acontece um rebrote, criando novas plantas que podem ser pastoreadas por gado e até transformadas em uma nova colheita”.

Para Perez, o manejo adequado do solo garantiu uma boa produtividade: “O grão é adaptável ao clima, mas é sensível à compactação do solo. Para alcançar uma boa produtividade é preciso investir na correção de solo com aplicação de insumos nas doses certas e controle de pragas”.

O Aparecido explica que o primeiro passo é investir em uma boa adubação, composto por nitrogênio, fósforo e potássio. Nos plantios em meados de fevereiro, investir em adubação de cobertura, com destaque para a ureia. “É importante fazer controle de ervas de folhas largas e tigueras com herbicidas e controle de pragas, com destaque para lagarta do cartucho e pulgões”, reforça.

A Coopercitrus viabiliza oportunidades para que os produtores rurais invistam na diversificação de cultura e em tecnificação, otimizando seus processos para garantir melhora na produtividade, com redução nos custos. A cooperativa conta com time de especialistas de cereais e assistentes técnicos de sementes, que atuam na venda e assistência técnica da cultura, além de silos de recebimento de grãos nas cidades de Votuporanga, Araçatuba, Colina e Bebedouro.

Sobre a Coopercitrus

A Coopercitrus — Cooperativa de Produtores Rurais, com sede em Bebedouro (SP), é uma das maiores do Brasil em fornecimento de insumos, máquinas, implementos e suporte técnico. Com mais de 38 mil cooperados e unidades de negócios em mais de 65 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, a Coopercitrus tem como propósito oferecer soluções integradas para que seus cooperados cresçam como um todo.

Compartilhe esta notícia: